‘O fracasso em considerar o que é ou não eficaz tem prejudicado a nossa capacidade de implementar estratégias efetivas de conservação’, diz ecólogo

William Sutherland, da Universidade de Cambridge, é destaque em evento na Unicamp

 

 

Existem muitos desafios na elaboração de estratégias de conservação que sejam, de fato, efetivas. Para o ecólogo William Sutherland, a superação desses obstáculos requer o desenvolvimento de abordagens baseadas em evidências científicas. Esse será o tema da conferência Coletando evidências globais e usando-as para tomar decisões locais sobre conservação, a ser ministrada em 22 de agosto, às 14 horas, durante o evento 2ª Rabeco & 6º SET, no Centro de Convenções da Unicamp.

Sutherland ocupa a cadeira Miriam Rothschild em Biologia da Conservação na Universidade de Cambridge, faz parte do conselho da Cambridge Conservation Initiative e foi presidente da Sociedade Britânica de Ecologia. Além da atuação acadêmica, o ecólogo tem especial interesse nas políticas públicas, processos de gestão e tomada de decisões que envolvem o meio ambiente.

Durante a conferência, Sutherland discutirá como seu grupo de pesquisa está catalogando evidências globais que possam ter impacto em decisões locais para a conservação ambiental. Segundo ele, “o fracasso em considerar o que é ou não eficaz tem prejudicado a nossa capacidade de implementar estratégias efetivas de conservação”. O ecólogo é o idealizador do projeto Conservation Evidence, uma curadoria de informações da literatura científica que evidenciam os efeitos das intervenções de conservação. Tais evidências podem servir de suporte para a elaboração e a execução de políticas públicas sustentáveis, com a finalidade de preservar ou restaurar a biodiversidade.

 

2ª Rabeco & 6º SET

O evento 2ª Rabeco (Reunião da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação) e 6º SET (Simpósios de Ecologia Teórica) ocorrerá entre 19 e 22 de agosto na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A programação completa pode ser consultada no site www.rabecoset2018.com.br.

O encontro é uma realização da Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação) em parceria com o Instituto de Biologia da Unicamp e o Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais), da mesma Universidade. São apoiadores: Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Instituto Serrapilheira, INCT EECBio (Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Ecologia Evolução Conservação da Biodiversidade) e Fundação Grupo Boticário.

------------------------------

Serviço:
2ª Rabeco & 6º SET
Quando: 19 a 22 de agosto de 2018
Onde: Centro de Convenções da Unicamo (Campinas, SP)
Mais informações: www.rabecoset2018.com.br | https://www.facebook.com/events/358312237993613/

Assessoria de imprensa:
Beatriz Guimarães
bz.guimaraes@gmail.com
19 98932-4141 (WhatsApp)